Saúde

O Departamento de Saúde de Bueno Brandão tem uma grande responsabilidade em mãos: atender a população municipal que por anos ficou carente de recursos de saúde. E a missão é cumprida a cada dia com consultas nos postos de saúde da cidade, do bairro da Ponte Nova e atualmente da Equipe de Saúde da Família do Parque Renascença.

Na Unidade Básica de Saúde Centro (Posto de Saúde) contamos com duas ginecologistas, dois pediatras e a partir do mês de agosto teremos mais uma pediatra para atender a população bueno-brandense. Temos ainda  três médicos clínicos geral, três psicólogas (que também atendem Casa da Criança, Apae e Saúde Mental) , duas fonoaudiólogas (sendo que uma delas atende na Apae) , duas fisioterapeutas, uma nutricionista (que atende dezesseis horas na Unidade Básica do Centro e quatro horas no Hospital e Maternidade Sr. Bom Jesus), uma dentista, além da sala de vacinação e as enfermeiras que ficam o dia todo a disposição para atendimento básico.

Na Equipe de Saúde da Família localizado no bairro da Ponte Nova os atendimentos são feitos por um clínico geral,  uma psicóloga (uma vez por semana), além da dentista, enfermeiros e a sala de vacinação que nesse caso tem atendimento pré-programado.

A Equipe de Saúde da Família Renascença, iniciou seus serviços neste mês de Julho, sua sede será na Rua Oprévio de Souza Ferraz. O médico que atua diante da equipe, faz parte do PROVAB (Programa do Governo Federal em Parceria com o Município) já foram contratados uma enfermeira e seis agentes comunitários de saúde que já foram treinados e estão fazendo visitas e cadastrando as famílias que farão parte deste núcleo.

O município de Bueno Brandão conta com um cardiologista que atende uma vez por mês no Hospital e Maternidade Senhor Bom Jesus, com consultas pré agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde,  uma cirurgiã geral, que atende semanalmente no Hospital Senhor Bom Jesus e as consultas são agendadas no próprio Hospital.

Transporte de Pacientes

O transporte de pacientes é feito para diversas cidades da região inclusive algumas do estado de São Paulo, onde o cidadão encontra o tratamento adequado ao seu caso. A Secretária de Saúde conta com uma frota de 10 carros, 2 Kombis, 1 Utilitário e 1 Micro ônibus, 1 ambulância pequena e mais 1 que fica a disposição do Hospital. São transportados em torno de 500 a 700 pessoas semanalmente entre pacientes e acompanhantes.

Todo o processo é feito dentro da Secretaria Municipal de Saúde: desde a marcação de exames, consultas e  transporte. Em alguns casos específicos, como pacientes de oncologia, além do transporte e em caso de necessidade é oferecida hospedagem.

A marcação de exames ou consultas feitas pelo SUS devem ser feitas  com pedido médico, cartão nacional ou municipal do SUS e RG em mãos.

A Secretaria enviará os documentos para o hospital ou consórcio solicitado e o mesmo responderá conforme a sua demanda.

O município mantém ainda Casa de Apoio em Pouso Alegre, para os pacientes que fazem tratamento no Hospital Regional Samuel Líbano ou no Cisamesp. Na cidade paulista de Barretos a Prefeitura mantém convênio com um hotel onde pacientes e acompanhantes podem ficar hospedados pelo período necessário ao tratamento.

Oncologia e Hemodiálise

Atualmente Bueno Brandão tem pacientes de oncologia fazendo tratamento em Barretos, Campinas (na UNICAMP e no Instituto Boldrini), Varginha e em Poços de Caldas.

Os pacientes da Hemodiálise realizam tratamento  em Bragança Paulista e Extrema são transportados em carro exclusivo e sempre com o mesmo motorista que, caso aconteça algum problema durante a viagem,  saberá como agir com cada paciente.

Farmácia

Na Farmácia Municipal são encontrados medicamentos da farmácia básica, como os usados por pacientes com diabetes ou pressão alta. Além desses medicamentos é possível ter acesso aos que estiverem incluídos na tabela do Estado.

Os medicamentos que não estiverem incluídos e forem de auto custo podem ser obtidos com a ajuda da Prefeitura através da Assistência Social que fará uma visita e avaliará a condição financeira do solicitante.

Para retirar medicamentos na farmácia é obrigatório o cartão municipal do SUS e a receita médica.

A Unidade Básica de Saúde e as Equipes de Saúde da Família, fornecem anticoncepcionais para as mulheres e somente é exigido que a mesma passe em consulta com a ginecologista e pegue a receita médica.

Cartão do SUS – Onde e Como Usar

Cartão Nacional é necessário em Hospitais, ESF, farmácia e durante a marcação de consultas na Secretaria Municipal de Saúde.

Para adquiri-lo  basta ir até a Secretaria Municipal de Saúde levando RG ou Certidão de Nascimento e Comprovante de Residência.

Hospital Senhor Bom Jesus

A Prefeitura de Bueno Brandão mantém convênio com o Hospital Senhor Bom Jesus, onde mensalmente são repassados R$ 85.000,00 mil para o pagamento da equipe médica que trabalha no pronto atendimento do local.

CETRIM – Centro de Terapia e Reabilitação Integrada Municipal

O CETRIM ( Centro de Terapia e Reabilitação Integrada Municipal) funciona desde fevereiro de 2013 em sua nova sede na rua Afonso Pena, nº 225, num espaço próprio da Prefeitura Municipal e com salas específicas e adaptadas às especialidades do centro. O CETRIM oferece atendimento à população nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Saúde Mental e tem um fluxo mensal aproximado de 600 atendimentos.

O setor de fisioterapia conta com 2 profissionais, totalizando 40 horas semanais de atendimento e realiza 32 h de atendimento ambulatorial no setor e 8 h de atendimento domiciliar para casos mais graves. Possui vários pacientes crônicos que precisam de atendimento contínuo. Atende-se com encaminhamento médico, adultos e crianças.

O setor de fonoaudiologia teve seus atendimentos ampliados desde junho último com a contratação de mais uma fonoaudióloga e agora dispõe de 28 horas de atendimento no CETRIM e mais 12 horas cedidas para a APAE (reestabelecendo a carga horária disponível para esta entidade que havia sido reduzida há alguns anos). A fonoaudilogia municipal atende a demanda de Distúrbios da Comunicação ( que inclui alterações de fala e linguagem, voz, leitura e escrita, e audição). Realiza palestras e orientações específicas nas escolas e está integrada no Programa de Saúde Auditiva da Secretaria do Estado, sendo referência para encaminhamento, adaptação e acompanhamento de pacientes com deficiência auditiva e usuários de AASI (aparelho auditivo).

O serviço de saúde mental, álcool e outras drogas atende à portadores de transtornos mentais e pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo e/ou dependência de álcool e outras drogas. Trabalha dentro da política de intersetorialidade em parceria com outros serviços públicos. Pretende ampliar o seu atendimento com a adesão ao Programa Aliança pela Vida, da Secretaria Estadual de Saúde, que se destina ao tratamento de usuários de álcool e outras drogas. Entre as atividades desenvolvidas estão o acompanhamento (inclusive de internações) médico e psicológico, avaliações e encaminhamentos necessários, reuniões clínicas ampliadas (intersetorial), visitas domiciliares (busca ativa) e oficinas terapêuticas.

Grande parte dos materiais solicitados para o CETRIM em 2013 já foram entregues ou estão em processo de licitação e deverão chegar nos próximos meses, ampliando e aprimorando ainda mais os atendimentos oferecidos.

O CETRIM funciona de segunda a sexta das 7:00 às 11:00 h e das 13:00 às 17:00 h. Os agendamentos, agora, serão feitos no próprio CETRIM, no horário das 13:00 às 17:00 h.

 

Projetos

Mãe de Minas

A Prefeitura de Bueno Brandão participa do  Projeto Mãe de Minas. Criado pelo Governo do Estado, tem como finalidade dar suporte às mães. Através do *155 a gestante se cadastra e mensalmente recebe a ligação de uma mesma atendente que fará o acompanhamento perguntando sobre os exames, pré-natal, etc. Além disso, o Programa Mãe de Minas garante acompanhamento mensal aos bebês em consultas no posto de saúde.

Campanha de vacinação 

A Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde convocam todos os pais e responsáveis a levarem seus filhos de 0 a 5 anos de idade a Unidade Básica do Município, nos meses de junho e agosto para a vacinação contra a Poliomielite, e durante todo ano são feitas as doses necessárias na carteirinha de vacinação da criança, bem como a atualização das doses das vacinas a serem aplicadas. É preciso levar a carteirinha de vacinação para verificar se há alguma das imunizações em atraso.

No mês de agosto também serão vacinados cães e gatos. O calendário já está publicado neste site.

Saúde Bucal

O projeto Saúde Bucal vai às escolas da rede municipal e leva aos pequenos um Kit com escova, pasta de dente, fio dental e folheto explicativo, além de ensinar como usar os materiais: como escovar o dentes e passar o fio dental. Dentro da Escola Municipal Jardim Campo Místico há um consultório odontológico que atende as crianças de todas as escolas da rede.

Grupo de Tabagismo

Estão sendo formados novos grupos anti Tabagismo aos interessadas em parar de fumar. Contamos com a supervisão Marina Arrelaro Andery, da farmacêutica Elenice Silvério e da enfermeira Monieli Silva. Os interessados devem procurar a psicóloga na Unidade Básica de Saúde para se inscrever no programa.

Saúde Mental

O Grupo tem reunião toda quinta-feira e trabalhos em grupo toda segunda-feira, com o acompanhamento da psiquiatra Maria Elenice Ribeiro Bubula e do médico clínico Adriano Nascimento Paiva.

Gratuidades

A Secretaria de Saúde fornece aos pacientes que não tem condição financeira desde material para curativo até fraldas e suplementos alimentares. Assim como no caso dos medicamentos a pessoa deve solicitar através da Assistente Social o atestado de que não tem condição de comprar tais produtos.

Castração Animal

Está em fase de planejamento a Castração Animal para o ano de 2013, não tendo ainda data definida para seu inicio.