Ação Comunitária

TELECENTRO

O telecentro é um espaço público onde há computadores conectados à internet, oferecendo à comunidade o uso da tecnologia, da informação e comunicação; Tem o objetivo de promover a inclusão digital e social da comunidade, utilizando ferramentas (computadores, impressoras e outros equipamentos audiovisuais) para o uso de capacitações e atividades diversas.

Em Bueno Brandão, a comunidade tem acesso a dois Telecentros: um na cidade, um no bairro da Ponte Nova.

O telecentro da cidade localiza-se na Avenida Bom Jesus, 161 e atende a um público de mais ou menos 400 pessoas por mês, sendo 739 pessoas cadastradas até o momento.

Além da disponibilização de acesso à internet de forma gratuita aos usuários, o telecentro oferece um curso básico de informática, que contém cinco apostilas  destacando-se as matérias: Introdução a Informática, Internet e Multimídia, Writer (Word), Impress (PowerPoint) e Calc (Excel).

Até o momento o telecentro está com 9 (nove) turmas abertas, realizando  cursos em diferentes horários. E já estão sendo formadas mais 4 (quatro) turmas para  início das aulas nas primeiras semanas de agosto próximo.

Para as pessoas interessadas, favor comparecer no seguinte endereço: Avenida Bom Jesus, 161 (antiga APAE – em frente a Igreja Matriz). Trazer CPF e RG para realização do cadastro.

 

PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira e melhorar as condições de inserção no mercado de trabalho. Existem várias modalidades de PRONATEC, o que já temos no nosso município é o PRONATEC Brasil Sem Miséria (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

O PRONATEC Brasil Sem Miséria prevê o atendimento prioritário aos beneficiários de programas federais de transferência de renda e a todos os cadastrados ou em processo de cadastramento no CADÚNICO. Caso as vagas não sejam completadas pelos inscritos no CADÚNICO, será aberta a toda a população no site do PRONATEC (pronatec.mec.gov.br).

São ofertados gratuitamente cursos presenciais de formação inicial continuada (FIC), com no mínimo 160 horas de duração, em diversas áreas profissionais. Os alunos recebem, após o início do curso, o chamado auxílio estudantil para custear alimentação e transporte, de modo a viabilizar a participação no curso. Este auxílio poderá ser fornecido em dinheiro ou por meio de vale-transporte e lanche na unidade de ensino.   Recebem ainda material escolar e uniforme.

As pessoas interessadas devem dirigir-se ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para obter mais informações.

O Instituto Federal de Inconfidentes (IF Sul de Minas) em parceria com a Prefeitura Municipal de Bueno Brandão através de seu Departamento de Ação Comunitária oferta os cursos para o município. Atualmente estão em andamento os seguintes cursos: Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, Espanhol Básico, Operador de Computador, Cuidador de Idoso e Recreador. Para o segundo semestre de 2013 estamos pleiteando vários outros cursos e aguardamos a confirmação.

 

CADASTRO ÚNICO

O cadastro único para programas sociais permite conhecer: as famílias, as características do domicílio e  cada um dos membros da família. Permite ainda informar a população sobre as formas de acesso a serviços públicos.  Podem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de até três salários mínimos.

A importância desse cadastro visa garantir o acesso a vários programas do Governo Federal, Estadual e/ou Municipal para famílias beneficiárias nas áreas de saúde, educação, alfabetização, entre outras.

Programas atendidos pelo Cadastro Único:

* Bolsa Família;

* Programas Habitacionais (Minha Casa Minha Vida)

* Tarifa Social (desconto de água, luz e telefone para residências urbanas);

* Carteira para Idoso;

* Isenção de inscrição em concursos públicos desde que previsto em edital;

* Redução para contribuição do INSS (donas de casa).

* Adesão ao cursos do Pronatec;

Você pode fazer seu cadastramento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), situado na Rua Coronel Ramalho,161 ou obter informações pelo telefone 3463-1986 ou 9800-4060.

São necessários para inscrição no Cadastro Único os seguintes documentos de todas as pessoas que moram na mesma residência:

*RG, CPF, Título de Eleitor.

*Certidão de Nascimento e ou de Casamento.

*Carteira de Trabalho.

*Holerite (se for trabalhador registrado).

*Conta de Luz.

 

Para qualquer informação entre em contato com Departamento Municipal de Ação Comunitária, localizado a Avenida Bom Jesus n° 161, telefone: (35) 3463-1222.